Será que gatos podem ser treinados?

Será que gatos podem ser treinados?

Eis a questão, vimos e ouvimos muito falar sobre o adestramentos de cães, tem até competições sobre isto com prêmios e tudo mais, mas será que dá para treinar um gatinho? Sabemos que os gatos são muito mais individualistas que os cachorros, por mais que sejam carinhosos, eles querem tudo do jeitinho deles, como convencer um gatinho a obedecer seus comandos, por mais básicos que sejam?

Os Comandos mais fáceis a serem ensinados para um gato são, “suba”, e “senta”, devemos sempre ter um bom petisco para oferecer ao animal, algo que ele adore, algo gostoso, afinal, para ele tem que valer apena fazer o que você esta pedindo né.

Muitos gatos também tem problemas como, arranhar o local onde não deve, subir onde não deve, e até mesmo urinar onde não deve, acontece que a nossa casa acaba tendo que ser um pouquinho modificada para estes moradores felinos, como não podem aranhar o sofá, cole alguns arranhadores pela casa, como não pode subir na mesa, ou nos móveis, coloque prateleiras altas para que ele possa subir, gatos gostam de ver as coisas do auto, se não puderem subir na cama ou sofá, coloque caminhas pela casa, tapetes, deixe o lugar confortável sabe, e se ainda assim não de certo, você pode deixar o lugar onde ele quer subir, desconfortável, ou recorrer ao esguicho de água, assim ele vai associar o que fez de errado com o esguicho de água, e criar uma memoria de que quando ele faz determinada coisa algo ruim acontece e assim ele para de arranhar o sofá por exemplo.

E porque as vezes o gato faz xixi pela casa? Isso geralmente acontece por um motivo, pode ser estresse, ou o gato esta apenas tentando chamar a sua atenção, quando o gato tem sangue no xixi por exemplo, se você ver pode levar ele ao veterinário né, isso acontece também com gatos machos não castrados, que fazem xixi nos cantos marcar território, outro motivo é quando tem mais de um gato na casa, e apenas uma caixa de areia, é recomendado que cada gato tenha sua caixinha, e que ela seja confortável, do tamanho certo, e com areia suficiente, onde esta a caixinha de areia? Seu gato esta tendo privacidade na hora de urinar?

Vou dar um exemplo particular aqui com vocês de como é meu relacionamentos com minhas gatas aqui em casa, elas podem subir onde quiserem, menos nos livros, que ficam em um local de difícil acesso, e elas não podem roubas comida, nada mais certo não é mesmo. E o que acontece é o seguinte, nossas gatas ficam sentadinhas em cima da mesa, bem na nossa frente, e nunca roubaram a comida, pois elas são acostumadas apenas com ração, e quando ficam com vontade de comer algo que estamos comendo, elas colocam a pontinha da patinha na minha mão, é a forma de falar “ me da um pouquinho?” então eu separo um pedaço bem pequeno e dou ao gato no final da refeição, isso treina a calma e paciência do animal, pois elas aprenderam que se pedirem e esperarem, no final vão ser recompensadas.

Iai, ficou com alguma dúvida? Tem alguma experiência bacana com o seu gato? Nos conta nos comentários.

Deixe um comentário