Será que vale a pena levar seu animal ao psicólogo?

Será que vale a pena levar seu animal ao psicólogo?

Este tema pode parecer um pouco engraçado, levar um bichinho ao psicólogo? Será que existem psicólogos para isso? Bom, a verdade é que nossos peludinhos, também se estressam, e precisamos ter o devido cuidado, e dar a devida importância para esta situação.

O que pode causar stress aos nossos anjinhos?

  • Fogos de artificio. Principalmente no fim de ano, é importante deixar seu peludinho bem protegido dentro de casa, pois sua audição é mais potente do que a nossa, e eles sentem muito mais, fazendo com que fiquem estressados.
  • Um novo morador. Muitas vezes quando chega um novo morador na casa, seja outro animal, ou um bebe, o cachorro fica estressado, pois não sabe como agir, acha que perdeu seu lugar na casa, sente a necessidade de brigar pelo seu direito de atenção. Nestes casos é necessário fazer a devida apresentação dos dois indivíduos, tentar fazer os dois se tornarem próximos, e mostrar que todos tem um espaço na casa.
  • Sons autos no geral. Como já foi dito, os cachorros escutam muito melhor que nós, e existem muitos sons que eles não entendem, como sons de carros, buzinas, campainhas, e podem associar estes sons a uma ameaça, é necessário nestes casos, fazer um acompanhamento com o animal, para que ele possa encarar seus medos pouco a pouco, este fato não deve ser ignorado, caso tenha dificuldade para fazer isso sozinho(a), procure um adestrador.
  • Ficar sozinho em casa. Os cachorros são animais de matilha, ou seja foram feitos para andar em grupo, são extremamente sociáveis, não é recomendável que eles fiquem muito tempo sozinhos, pois podem ficar tristes, entediados, e estressados.
  • A morte de um ente querido também pode causar stress, mas é algo que deve ser tratado com o tempo, com muito amor e carinho da família.

Dentre estes motivos que podem causar o estresse canino, podem ter vários outros, pois cada bichinho é individual e tem suas características próprias, realmente não existe um, psicólogo igual para nós humanos, mas podemos contar com nossos queridos adestradores para nos ajudar nestes casos, ou até mesmo os veterinários.

Cuidado para não confundir mau comportamento com stress, as vezes seu cãozinho pode não ter culpa dos maus comportamentos, e estar sofrendo, as vezes o estresse é tão grande que eles param de comer e beber, o que podem ocasionar problemas de saúde. Alguns animais chegam realmente a desenvolver uma depressão, muitas vezes é necessário a prescrição de medicamentos entre outros meios, procure um especialista, cuide do seu pet, afinal ele merece.

 

Foto da Sarah Pflug do Burst

Deixe um comentário