Será que vale a pena restaurar um livro?

Será que vale a pena restaurar um livro?

Olá curiosos e curiosas, tudo bem com vocês? Estamos aqui novamente neste lindo dia de sol, para mergulhar mais uma vez no universo dos livros, este mundo tão peculiar. Com esta preocupação de como cuidar deles de forma correta, descobri que tem uma profissão chamada restaurador de livros, você já sabia disso? Sabe o que é? Achei muito interessante.

O restaurador de livros, define as condições do ambiente, como temperatura e umidade, em que os livros e documentos devem ser mantidos e a forma como devem ser condicionados. Faz reparos, empregando tecnologias, técnicas e materiais que não alterem as características originas da peça ou estrutura. Estas técnicas são muito utilizadas em livros antigos, raros, ou de colecionador sabe, estes profissionais trabalham em museus, órgãos públicos com documentos antigos, e outros locais que tenham relação com a arte, este procedimento em si é uma obra de arte, pois traz de volta a vida, histórias incríveis, que podem continuar existindo, são verdadeiros heróis, imagine você tendo aquele seu livro favorito em casa, mas por algum motivo, seja ele o tempo ou algum acidente, este livro rasga, descola ou algo assim, garanto que a tristeza iria tomar conta né, mas ainda bem que temos os restauradores, para restaurar a nossa alegria e possibilidade de ler.

Um dos primeiros a se preocupar com o ato de restaurar foi Eugène Viollet-le-Duc, arquiteto francês que elaborou os primeiros conceitos de restauração no século XIX. Antes disso só se restaurava moveis antigos, mas após este período, viram como necessário era a preservação, e restauração de qualquer coisa que seja antiga ou histórica, em, fim, tudo que mereça ser preservado, incluído os livros.

Existem alguns passos bases que devem ser seguidos para restaurar um livro.

Lombada solta

Se a lombada exterior estiver solta, passe um pincel com cola PVA ao longo das juntas, acerte a capa com a orla com cola e aperte-a no seu lugar. Esfregue com um utensílio achatado, como, uma faca de mesa. ao longo das juntas para remover a cola em excesso e depois limpe. Cubra a lombada com papel encerado e aperte o livro com cintas de papel forte para segurar a capa até a cola secar.

Capa solta

Se a capa está solta nas juntas, abra bem o livro e introduza uma agulha de tricô entre a lombada do livro e a capa para aplicar a cola PVA nas juntas. Feche o livro, ponha-o na horizontal e coloque-lhe um peso em cima durante 24 horas para segurar a capa enquanto a cola seca.

Guardas rasgadas

As guardas, folhas de papel ou cartolina coladas na parte de dentro da capa e da contracapa, rasgam-se por vezes nas juntas. Aplique uma fina camada de cola PVA ao longo do rasgão e junte os bordos rasgados com firmeza. Corte uma tira de papel fina e calque-a sobre o rasgão colado. Feche o livro e coloque-lhe um peso em cima até a cola secar.

Páginas rasgadas

Coloque uma folha de papel encerado por baixo do rasgão. Acerte com cuidado as beiras rasgadas e pincele-as com cola PVA. Cubra o rasgão com outra folha de papel encerado, esfregue-a suavemente ao longo do rasgão e ponha um peso em cima. Espere 24 horas e depois retire o papel encerado.

Páginas soltas

Um dos métodos de consertar um livro com páginas soltas consiste em cortar uma tira estreita de papel com o comprimento do livro e não mais larga que a margem das folhas. Dobre-a no sentido do comprimento e aplique cola PVA nas costas. Cole uma orla à página solta e a outra à página seguinte. Coloque uma tira de papel encerado na dobra, feche o livro e deixe a cola secar.

 

Iai, já esta se achando um restaurador de livros? Se bateu à vontade, por que não ein? Vá em frente, mude o mundo, só o simples fato de desacelerar a morte de um livro, faz com que uma parte bela do passado ainda possa existir, mas se esta não é a sua praia, espero que tenha gostado da experiencia, afinal é uma arte incrível não é mesmo?

Foto da Matthew Henry do Burst

Deixe um comentário